Pessoas Gostam de Histórias
Histórias geram interesse, sintonia, despertam emoção e curiosidade além de uma das formas mais poderosas de comunicação com o inconsciente. Histórias podem entrar em qualquer momento da palestra e são uma excelente ferramenta tanto de introdução, como explicação/contextualização, e, até mesmo, conclusão. Numa metáfora bem montada, é possível quebrar estado interno, descontrair, divertir, e, ainda emocionar e gerar insights.
As metáforas podem ser próximas (ou de primeiro grau) quando envolvem você ou alguém que conhece/pessoas próximas, o que traz proximidade com o público pois trata-se de uma vulnerabilização do palestrante. São nos momentos de revelação da humanidade do palestrante que os ouvintes passam da atenção convencional ao interesse profundo, algumas emoções são despertadas e as pessoas passam a gostar e se preocuparem com você. A recomendação básica aqui é: ser autêntico. Uma história presunçosa demais pode parecer manipulação emocional e gerar o efeito contrário. Este tipo é mais superficial e menos profunda.
O segundo tipo são metáforas distantes (ou de segundo grau), que são aquelas mais fantasiosas, que não tratam de pessoas reais. É um instrumento muito usado por grandes líderes, inclusive, religiosos. Do ponto de vista psicológico, a metáfora é a forma mais poderosa de linguagem direta ao inconsciente.
Este poder acontece porque numa simples história do peixinho dourado, é possível incluir comandos e sugestões ao inconsciente da pessoas e ela conscientemente não aplica os filtros cognitivos de proteção e nem reage, porque, afinal de contas, você não está falando dela, mas do peixinho dourado. Em PNL, metáforas são qualquer associação entre o estado real de uma pessoa e a linguagem figurada. Ela é uma arma terapêutica que distrai o consciente enquanto a informação chega diretamente ao inconsciente.
Lembre-se do seguinte: as histórias ressoam profundamente em todo ser humano. Na sua apresentação, escolha e/ou crie com cuidado a metáforas ou o conjunto de metáforas inter-relacionadas, pois é possível aumentar em muito o Rapport com a plateia. Mas, por favor, faça com que ela tenha o devido sentido para gerar o impacto desejado.