O que é PNL?
A Programação Neurolinguística, ou PNL, é uma ciência recente. Criada na década de 70 como resultado dos estudos realizados pelo Richard Bandler, especialista em computação e estudante de psicologia na Universidade de Califórnia, EUA, e o John Grinder, professor de linguística na mesma universidade. Juntos, eles estudaram três
pessoas de excelência no que faziam: Virgínia Satir – psicóloga especialista em resolver conflitos familiares- Milton Erickson – hipnoterapeuta que inovou a condução da hipnose clínica – e o Fritz Perls – psicoterapeuta que inventou a linha da Gestalt. Mais preocupados em descobrir o caminho percorrido por estas pessoas do que com o conteúdo de seus trabalhos em si, perceberam uma lógica por trás do sucesso, lógica esta capaz de ser entendida, codificada e ensinada a outras pessoas através de um padrão de comunicação desenvolvido.
Assim, a PNL surgiu pioneiramente como processo de descoberta dos padrões de excelência, e, em segundo plano, como uma ferramenta eficiente de comunicação, de transformação pessoal e metodologia de aprendizagem rápida. A partir daí que surgiu a PNL com a possibilidade e se programar o cérebro para a obtenção dos resultados desejados, com o nome Programação (de remodelar), Neuro (do sistema nervoso), Linguística (usando a linguagem). Para tanto, é preciso ter em mente a seguinte premissa: “se uma pessoa faz alguma coisa, é possível modelá-la e aprender a obter os seus resultados, ou, ainda, aperfeiçoá-los à sua maneira e obter resultados ainda melhores, em busca do aperfeiçoamento e da excelência humana”.
O mesmo acontece com computadores. Se pegarmos dois computadores com especificidades equivalentes (tais como os cérebros das pessoas, excetuadas as anomalias) e programá-los do mesmo jeito, o resultado final será exatamente o mesmo. O sucesso deixa rastros, e a modelagem é uma forma de descobrir e revelar a genialidade, então modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência de si mesmo.
A PNL fornece uma melhor compreensão do nosso comportamento interno para que possamos refletir e questionar sobre nossas atitudes. Com ela somos capazes de identificar nossos modelos mentais, e a partir disso identificar o que é preciso mudar e adaptar aos nossos reais objetivos. Através do autoconhecimento você aprende a lidar com a sua ansiedade, superar fobias e traumas, resolver problemas, planejar e atingir novas metas, criar novas formas de socialização e outros ensinamentos para melhorar sua performance social e profissional.
As técnicas de programação usadas para o seu desempenho vão desde estímulos até processos e criações que fomentem suas ações cognitivas para melhor gerenciar seus pensamentos e emoções a fim de torna-lo líder do seu próprio ser e aprimorar seus desempenhos e performances no dia a dia.